E não se leva nada desse mundo.

A Andalucía é uma região do sul da Espanha onde as marcas históricas da ocupação árabe de séculos passados é mais facilmente notada. Pra mim, foi como visitar o Marrocos de novo, só que num país cristão que trata as mesquitas e palácios como atrações turísticas. A região também é uma das mais baratas para se conhecer e, numa estranha combinação, uma das mais culturalmente ricas, ao meu ver.
Minha primeira escala foi em Granada, que terminou sendo minha cidade espanhola favorita. A grande atração da cidade, talvez do país, é a Alhambra, uma fortaleza medieval parte palácio, parte jardins, pairando sobre a cidade moderna. É lindo e impressionante, embora o impacto seja diminuído se você já visitou países árabes e já se acha familiarizado com a arquitetura. Foi em Granada também que eu tive meu primeiro e incrível show de flamenco, no bairro cigano da cidade, sob as estrelas, com a Alhambra observando tudo na distância.
A cidade seguinte, Sevilla, é bem maior e exige mais tempo para conhecer, mas segue o padrão das cidades da região, com uma imponente catedral, ligeiramente diferente em aspecto do que eu estava acostumado a ver na Europa, e um Alcazar que é uma versão menor e mais simples da Alhambra. Até chegar à cidade, eu ainda estava tentando decidir um dilema: será que eu queria experimentar um dos maiores símbolos do país e assistir ao espetáculo grotesco que é uma tourada ou descartar a possibilidade como barbárie insensata? No final, eu não tive estômago para sequer passar perto do lugar.
A Andalucía se encerrou para mim em Córdoba, a menor das três cidades, lar de uma das mesquitas mais famosas do mundo, certamente a mais conhecida fora do atual mundo árabe. Mas a cidade seria adorável mesmo sem a mesquita (ou sem o mandatório Alcazár) e eu adoraria ter passado mais tempo por lá, mas Madrid estava a minha espera.

Deixe uma resposta

