E vamos botar água no feijão.

Às vezes, minha apreciação por uma cidade não tem nenhuma relação com a cidade em si. Isso nunca foi tão verdade quanto em Viena. Não me entendam mal, a cidade é linda. Eu adorei caminhar por suas ruas, visitar Klimts e Schieles no museu Belvedere ou fazer uma pausa num dos vários cafés da cidade –  e o Schloss Schonbrunn é tão impressionante quanto Versailles. Mas, no futuro, quando eu pensar na cidade, as minhas melhores lembranças vão envolver Priscilla, Carlos e garrafas de vinho. (Ok, ok, cerveja.)

A Priscilla foi gentil em me oferecer um quarto de hóspedes por alguns dias (nas palavras dela “por quanto tempo você quiser”), mas o que eu ganhei foi muito mais do que somente um canto pra dormir. Foi a primeira vez desde agosto que eu reencontrei um rosto familiar e foi uma chance de poder conversar sobre casa, de desenferrujar meu português, de fazer uma pausa no ritmo por vezes caótico dos hostels desse mundo. E a comida, oh céus, a comida! Alguém disse uma vez que patriotismo nada mais é do que uma nostalgia pela comida que se comia na infância. No dia que a Priscilla preparou um feijão, eu finalmente entendi o significado dessa frase. Quando comi pão de queijo, eu podia ouvir o hino nacional dentro da minha cabeça. E quando tomei um guaraná (primeira vez desde Jerusalém), eu estava pronto pra pegar o primeiro avião de volta pra casa.

No dia de seguir viagem, quase de última hora, surgiu a possibilidade de visitarmos Bratislava por umas poucas horas antes que eu pegasse meu ônibus e seguisse para a Alemanha. Eu fiquei feliz pela oportunidade, mas fiquei mais feliz ainda por não ter dedicado dias inteiros à cidade, como já foi meu plano em algum momento anterior. Só por que uma cidade é a capital de um país, não a torna automaticamente interessante e digna de visita. Tendo vivido a maior parte da minha vida em Brasília, eu realmente já deveria saber disso faz tempo.

Deixe uma resposta

