E vamos botar água no feijão.

Às vezes, minha apreciação por uma cidade não tem nenhuma relação com a cidade em si. Isso nunca foi tão verdade quanto em Viena. Não me entendam mal, a cidade é linda. Eu adorei caminhar por suas ruas, visitar Klimts e Schieles no museu Belvedere ou fazer uma pausa num dos vários cafés da cidade –  e o Schloss Schonbrunn é tão impressionante quanto Versailles. Mas, no futuro, quando eu pensar na cidade, as minhas melhores lembranças vão envolver Priscilla, Carlos e garrafas de vinho. (Ok, ok, cerveja.)

A Priscilla foi gentil em me oferecer um quarto de hóspedes por alguns dias (nas palavras dela “por quanto tempo você quiser”), mas o que eu ganhei foi muito mais do que somente um canto pra dormir. Foi a primeira vez desde agosto que eu reencontrei um rosto familiar e foi uma chance de poder conversar sobre casa, de desenferrujar meu português, de fazer uma pausa no ritmo por vezes caótico dos hostels desse mundo. E a comida, oh céus, a comida! Alguém disse uma vez que patriotismo nada mais é do que uma nostalgia pela comida que se comia na infância. No dia que a Priscilla preparou um feijão, eu finalmente entendi o significado dessa frase. Quando comi pão de queijo, eu podia ouvir o hino nacional dentro da minha cabeça. E quando tomei um guaraná (primeira vez desde Jerusalém), eu estava pronto pra pegar o primeiro avião de volta pra casa.

No dia de seguir viagem, quase de última hora, surgiu a possibilidade de visitarmos Bratislava por umas poucas horas antes que eu pegasse meu ônibus e seguisse para a Alemanha. Eu fiquei feliz pela oportunidade, mas fiquei mais feliz ainda por não ter dedicado dias inteiros à cidade, como já foi meu plano em algum momento anterior. Só por que uma cidade é a capital de um país, não a torna automaticamente interessante e digna de visita. Tendo vivido a maior parte da minha vida em Brasília, eu realmente já deveria saber disso faz tempo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s