Que país é esse? – Israel e Jordânia.

Israel é um país mais caro do que eu imaginava e do que guias de viagem haviam me informado, embora ainda seja possível, com algum esforço, manter um baixo custo. Em Tel Aviv, eu me hospedei no Florentine Hostel, pagando 66 shekels (14 euros) por uma cama de dormitário. Já na bem mais interessante Jerusalém, uma cama me custou 64 shekels (14 euros) no Citadel Hostel, um hostel que, se não é perfeito, certamente é original.
Refeições podiam custar 25 shekels (5 euros) num restaurante mais simples ou chegar a 60 shekels (12 euros) em um restaurante para turistas. O país é pequeno o bastante que um coletivo entre uma cidade e outra não custa mais do que 40 shekels (8 euros).
Minha passagem pela Jordânia foi ainda mais rápida. Atravessar a fronteira em Eilat significou pagar uma taxa de saída 105 shekels (22 euros) e um taxi compartilhado com outros dois passageiros levou duas horas para chegar em Petra e me custou 20 dinares (25 euros).
O Dinar jordaniano anda valorizado. Isso torna turismo e transporte mais caros, mas alojamento e alimentação permanecem no nível israelense. Em Petra, eu fiquei hospedado no Petra Gate Hostel, onde uma cama me custou 10 dinares (12 euros). Visitar Petra em um dia custa 50 dinares, 55 dinares para dois dias e 65 dinares para três dias (respectivamente 62, 68 e 81 euros). Petra by Night custa 15 dinares extras (18 euros), embora eu não tenha tido a oportunidade. Madaba, por sua vez, tem preços mais convidativos. A entrada para o Museu Arqueológico da cidade não custa mais que 2 dinares (2,5 euros). E uma cama no Queen Ayola Hotel sai por 11 dinares (14 euros).
Felizmente, a fase mais barata da viagem começa a seguir.

Deixe uma resposta

