De noite, eu rondo a cidade.

Me despedir de minha irmã foi o baque mais sério da viagem até esse momento e tirou o brilho dos meus dias mais do que eu esperava. Eu passei a ansiar por uma mudança de ares, mas, com ainda alguns dias na capital francesa, eu tentei tirar o melhor proveito.

Como eu disse, eu já havia feito grande parte do que eu tinha vontade de fazer quando estava em companhia ilustre, tendo até mesmo tido a chance de conhecer certos lugares que haviam me iludido nas visitas anteriores. Meu plano inicial quando me vi sozinho era passar meus dias em museus, e em parte foi o que eu fiz, mas uma vontade de perambular terminou por me tirar do arroz com feijão turístico e por ampliar um pouco mais meus horizontes parisienses. Como era de se esperar, quanto mais do Centro uma pessoa se afasta, mais a cidade se torna mais… colorida.

Eu já havia visitado os museus mais populares, como o Louvre, o d’Orsay, o Centro Pompidou ou o Rodin, e até alguns menos visitados como o Orangerie. Essa viagem ampliou um pouco mais a lista e eu tive a oportunidade de conhecer o Espaço Dali em Montmartre, o Cluny e, uma das surpresas da semana, o Museu do Instituto do Mundo Árabe. Eu já havia subido a torre Eiffel, a Montparnasse, o Arco do Triunfo, as torres de Notre Dame, havia passeado por Montmartre e conhecido a Sacre Couer, havia admirado a opulência da Ópera Garnier e visto a cidade de um barco no Sena. Tudo isso eu fiz de novo com as minhas meninas (a um custo menor do que se pode imaginar). Com elas, eu ampliei essa lista e visitei os Jardins de Luxemburgo, o Pére Lachaise, as fontes do Palais de Chaillot, os vitrais da St Chapelle. E encerrei meus dias em Paris me encantando com o parque de Belleville, visitando a Basílica de St Dennis, me arrependendo de não ter levado a Cacu (muitos Valois por lá) e descobrindo o Panteão. Mas o dia sempre terminava comigo admirando a torre e sentindo saudades.

Seja como for, esta noite eu pego um voo e amanhã as coisas esquentam.

Deixe uma resposta

